Restablecimiento de las Clásicas en Portugal

22 May 2015

Restablecimiento de las Clásicas en Portugal

Caros colegas, investigadores do Centro de Estudos Clássicos, caros amigos,

Nem tudo são más notícias. Aquela que vos transmito hoje vai com certeza alegrar-vos tanto como me alegra a mim. O Ministério da Educação e Ciência vai enfim reconhecer oficialmente a importância da Cultura e Línguas Clássicas nos curricula do ensino.

Para já, a partir do próximo ano lectivo, no âmbito da Componente Curricular de Oferta de Escola do Ensino Básico (1.º ao 9.º ano de escolaridade), poderá ser oferecida uma disciplina de Introdução às Línguas e Culturas Clássicas. Temos muita esperança de que, numa próxima etapa, as Línguas Clássicas (em especial, o latim) recuperem um estatuto de muito maior relevo nos curricula do Secundário.

Chamo-vos a atenção para o programa do Seminário a realizar no próximo dia 5 de Junho, no Conservatório de Música de Coimbra, em anexo. Convido-vos, se puderem, a estar presentes, dado que esse será, por assim dizer, o momento oficial de anúncio desta medida tão importante para os Estudos Clássicos.

Regozijo-me, ainda, por poder dizer-vos que este processo resultou de um entendimento harmonioso entre as várias instituições, universidades e algumas escolas, ligadas aos Estudos Clássicos. Quero, todavia, realçar a orientação e empenho particulares da Prof.ª Doutora Helena Damião (U. Coimbra), especialista em Ciências da Educação e, simultaneamente, grande entusiasta dos Estudos Clássicos.

Com os melhores cumprimentos,
Cristina Pimentel


Centro de Estudos Clássicos
Faculdade de Letras
Cidade Universitária
1600-214 LISBOA

Relacionado

Compartir